6 dicas essenciais na elaboração de um projeto de acústica para sala de home theater

6 minutos para ler

O desejo de muitas pessoas é ter uma sala com a mesma qualidade de um cinema em casa. Imagem e som de alta definição sempre são diferenciais na experiência de quem assiste muitos filmes ou joga videogames e, para isso, ter um equipamento adequado é essencial. Mesmo depois de investir em equipamentos de som caros e de qualidade, várias pessoas ainda se sentem insatisfeitas com o resultado sonoro, pois não sabem que a acústica da sala de home theater é tão fundamental quanto os equipamentos do som utilizados.

Ter a melhor caixa de som, TV ou qualquer outro tipo de equipamento pode não apresentar o melhor resultado se a qualidade acústica do próprio ambiente não for adequada. Em alguns casos, você pode até utilizar um home theater de menor potencial, mas ter uma experiência satisfatória graças ao ambiente apropriado.

Se você quer desenvolver um projeto com melhor acústica para sala de home theater, continue a leitura deste post e veja algumas dicas para melhorar seus resultados!

1. Invista em isolamento

O som é uma via de mão dupla. Se você pode escutar algo através das paredes, então as pessoas do outro lado também podem escutar. Se a intenção é aproveitar o sistema de som sem incomodar os vizinhos e/ou familiares, é preciso investir em isolamento acústico das paredes, portas e janelas, e no caso de apartamentos, também do teto e do piso.

Uma máxima sobre a acústica de qualquer ambiente é: se o ar pode passar, então o som também pode. Em outras palavras, se houver alguma fresta nas janelas, nas portas ou mesmo nas paredes, certamente o som vai ser transmitido facilmente de um ambiente para o outro. Pessoas do lado de fora podem se incomodar com o volume do home theater, enquanto aqueles do lado de dentro podem ter mais dificuldade para aproveitar o que estão assistindo. Por isso, vedar todas as aberturas é essencial.

2. Evite portas de madeira compensada

A qualidade dos materiais faz toda a diferença na acústica para sala de home theater — e um exemplo disso é o tipo de porta utilizada. O mais comum é encontrarmos portas de madeira compensada, que são baratas, mas nada boas para o isolamento acústico.

Buscar portas feitas de materiais mais pesados e densos, como madeira maciça, pode ser a melhor opção se a intenção é evitar problemas com a transmissão do som de um ambiente para o outro. Se a sala de home theater for a sala de estar, tente trocar ao menos a porta de entrada e não esqueça de vedá-la adequadamente!

3. Invista em materiais acústicos

Além de tratar do isolamento, adequar a acústica do espaço interno é essencial para controlar a reverberação e a distribuição do som na sala de Home theater. Há diversas opções de materiais e revestimentos acústicos para paredes, pisos e para o teto. Painéis de madeira, Placas acústicas, Lã de vidro, PET, lã de rocha e outros materiais são eficazes para minimizar a reverberação. Contudo, é importante buscar a ajuda de um profissional especializado que possa especificar o material correto para sua necessidade.

4. Considere o formato da sala

A geometria das paredes, do teto e demais elementos do ambiente é um fator importante em acústica de salas. Em teatros e cinemas, por exemplo, o formato do espaço é projetado para que o som se propague da forma que todos os ouvintes tenham uma boa experiência auditiva. Utilizando a geometria da sala a seu favor, a necessidade de aplicar outros tipos de soluções e materiais acústicos em salas de Home theater diminui.

Em construções já prontas, nem sempre é possível mexer na estrutura do local, pois isso sairia muito caro. Contudo, se o projeto acústico puder ser feito já no início da obra, então trabalhar a geometria vai colaborar bastante para otimizar o resultado.

5. Posicionamento das caixas acústicas

O posicionamento das caixas de som de um home theater, não é feita aleatoriamente e depende do sistema utilizado. Entender o funcionamento do aparelho e saber como dispô-lo corretamente na sala certamente vai otimizar o projeto.

Existem diversos sistemas home theater e um dos mais populares é o sistema 5.1. Os números indicam, nesse caso, que o equipamento possui cinco caixas de som que reproduzem altas e médias frequências (algarismo da esquerda) e um subwoofer, que reproduz frequências graves (algarismo da direita). Para esse sistema as caixas são tipicamente posicionadas da seguinte forma:

·        caixas acústicas frontais – esquerda e direita: dispostas ao lado do televisor, respectivamente na esquerda e na direita do ouvinte.

·        caixa acústica central: posicionada acima ou abaixo do televisor, no centro;

·        caixas acústicas traseiras – esquerda e direita: dispostas atrás do ouvinte, respectivamente na esquerda e na direita;

·       subwoofer: é o menos exigente em relação ao posicionamento, pois as frequências graves se propagam de forma mais uniforme em todas as direções da sala. Normalmente é instalado próximo à caixa central.

6. Escolha bem os móveis e decoração

Controlar a reverberação com materiais de absorção é uma boa opção, porém, deve-se utilizar a quantidade certa, para que o ambiente não fique “morto”, nem “abafado”, o que ocorre na ausência de sons de altas e médias frequências. Nada bom para a experiência de assistir a um filme ou ouvir música, certo?

A reverberação na sala de home theater pode ser influenciada por diversos elementos, incluindo os móveis e a decoração utilizada, como o sofá, a mesa, as cadeiras, os quadros e até o tapete. Materiais estofados absorvem mais o som, enquanto materiais lisos e densos vão refleti-lo. Essas diferenças afetam a qualidade acústica do ambiente!

Agora que você conhece essas dicas, pode começar a pensar na acústica para sala de home theater dos seus projetos com mais cuidado. Se quiser aprender ainda mais e incrementar o seu trabalho, veja aqui os principais termos relacionados à acústica que todo arquiteto deve conhecer!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-