A importância das certificações para a arquitetura

8 minutos para ler

Selos que atestam a gestão da qualidade e ambiental tornam as obras mais reconhecidas no mercado

O consumo consciente é um conceito super importante na sociedade atual, é por isso que os selos de gestão de qualidade e ambiental ganham cada vez mais protagonismo. Essas certificações não são importantes apenas para a impressão que o cliente final vai ter sobre determinado produto ou serviço, mas também na responsabilidade social e ambiental que a empresa tem perante a sociedade.

Para a arquitetura, esses selos são importantes para garantir a qualidade dos produtos utilizados e consequentemente, melhorar o resultado da obra. Os certificados ambientais também são altamente relevantes em um mundo cada vez mais interessado nos impactos deixados no meio ambiente.

Apresentamos abaixo algumas das principais certificações que atuam no Brasil, suas funcionalidades, benefícios, e como elas podem ter grande impacto na escolha de produtos e serviços.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS SELOS:

ISO

International Organization for Standardization, mais conhecida como ISO é uma empresa internacional que possui diferentes certificações para atestar que as empresas atendem as necessidades e as expectativas de seus clientes em diversos aspectos como qualidade, regulamentações legais, sustentabilidade, entre outros. Muitas empresas buscam a ISO justamente pelo reconhecimento internacional e para evidenciar que a organização se utiliza das melhores práticas para chegar atender o cliente.

A ISO tem diversas certificações diferentes, selecionamos algumas das principais sobre gestão da qualidade:

  • ISO 9.001: Certificado referente aos sistemas de gestão da qualidade

Essa é a norma mais importante quando falamos em gestão de qualidade, ela pode ser aplicada em empresas de qualquer porte, desde que estejam seguindo todos os requisitos. O objetivo é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços fornecidos seguem um padrão de qualidade.

Essa norma segue alguns princípios de qualidade em sua avaliação, desde o foco no cliente até o engajamento dos funcionários na resolução dos problemas. É uma forma eficaz de cobrir todos os aspectos de uma empresa para garantir que nenhuma parte do processo não esteja seguindo a ideia de ter processos ágeis, claros e que todas as etapas do processo estejam sendo feitas com excelência com padrões internacionais.

  • ISO 14.001: Certificado de qualidade da gestão ambiental

Essa certificação é baseada na ISSO 9.001, mas adota metas para a gestão ambiental responsável da empresa. Sendo assim, é focada na garantia da proteção ambiental em todos os processos desde a prevenção até a solução de problemas referentes ao meio ambiente.

NBR – NORMA TÉCNICA

NBR são normas aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas com a finalidade de padronizar e manter níveis de qualidade para produtos e serviços. Existem diversos tipos de normas que contemplam áreas diferentes. Confira abaixo duas NBRs importantes para o ramo da arquitetura:

  • NRB 16.001 – Responsabilidade social

Esta norma trata da responsabilidade social da empresa abrangendo todas as questões econômicas e sociais relacionadas à sustentabilidade de uma organização.

A NBR 16.001 estabelece requisitos mínimos em que é preciso levar em conta as exigências legais, compromissos éticos e a preocupação com a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável, além da transparência das atividades sociais e econômicas da empresa. 

  • NBR 16.626 – Classificação de reação ao fogo

Esta norma estabelece os procedimentos para a classificação da reação ao fogo dos produtos de construção, incluindo itens incorporados dentro dos elementos construtivos. Embora as construções não sejam à prova de fogo, produtos que são certificados pela NBR 16.626 tem a comprovação que a possibilidade do fogo se alastrar será menor, dando mais chances de conter as chamas e segurança a edificação.

FSC

O selo FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) garante que um produto é originado do manejo florestal. Esse é um dos principais selos quando falamos de responsabilidade ambiental. A madeira é bastante usada por arquitetos e engenheiros durante as obras e garantir que esse material venha de um processo ambiental responsável não é só um diferencial, mas uma necessidade da maior parte das obras de construção civil do país.

O Selo FSC assegura que toda a madeira utilizada do produto não vem de extração ilegal, e sim de florestas que cumprem todas as exigências legislativas. Certificações como o FSC podem gerar muitos benefícios, não só para o bem-estar econômico e social da empresa, mas também para aumentar a competitividade dos produtos.

Acesse nossa matéria sobre o FSC para conhecer ainda mais dos benefícios desse selo.

GREEN BUILDING

O Green Building Council é uma empresa mundial que certifica construções que atendem critérios ambientais e energéticos. O objetivo é reconhecer edificações que procuraram ter o menor impacto no ecossistema e para isso a certificação é concedida através de pontuações após atingir os pré-requisitos e seguir as recomendações do GBC.

São analisados critérios de acordo com o tipo de certificação almejada e a pontuação pode verias entre 40 e 110 pontos.Os selos são divididos em níveis diferentes: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

Conheça as certificações:

  • LEED

O Leadership in Energy and Environmental Design ou LEED adota requisitos como eficiência no uso da água, espaço sustentável, uso de materiais e recursos sustentáveis, qualidade ambiental interna, entre outros, para qualificar construções sustentáveis. Essas áreas são analisadas de acordo com o tipo de projeto que vai desde uma reforma ou nova construção até o planejamento de bairros sustentáveis.

As construções que procuram a certificação LEED são divididas em tipologias que analisam as necessidades de cada tipo de empreendimento

Atualmente é comum ver algumas obras que antes da execução já tem uma meta de pontuação LEED, isso significa que todas as escolhas para a realização da obra serão pensadas a partir do que a certificação LEED exige.

  • GBC CASA E CONDOMINIO

O Green Building Casa é uma certificação voltada para residências. Além da importância da gestão ambiental nas construções residenciais, esse selo também valoriza a responsabilidade social. As estratégias traçadas visam o aumento da qualidade de vida através de soluções que agridem menos o meio ambiente e que também se qualificam para descontos fiscais subsídios de zoneamento e outros incentivos financeiros por parte do poder público.

O Green Building Condomínio tem valores parecidos com a certificação de casas, mas que são ampliados já que o impacto de um condomínio no meio ambiente é bem maior.

  • GBC BRASIL ZERO ENERGY

Como o nome já indica, esse selo credita construções que buscam energias mais sustentáveis e um equilíbrio entre o consumo e a geração de energia. Nesse caso a certificação só é válida após 1 ano em que o edifício está sendo monitorado para garantir que o balanço anual energético esteja zerado. Isso significa que a produção de energia tem que ser suficiente par ao que está sendo consumido. Antes disso o edifício pode receber uma pré-certificação.

Esse selo é aplicado a residências, condomínios, prédios comerciais, centros de distribuição, entre outros. Além da busca por energias não renováveis, o objetivo do selo é também gerar novas tecnologias através de projetos que inovam na forma de consumir e gerar energia.

CONSULTA DAS EMPRESAS CERTIFICADAS

Todos esses selos possuem sistemas de consulta para que o consumidor tenha certeza de que a marca realmente possui a certificação e que está em seu período ativo:

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DAS CERTIFICAÇÕES

Existem diversas vantagens de ter certificações reconhecidas no mercado, dentre elas podemos destacar:

  • Melhora da reputação da empresa perante o mercado
  • A organização se torna mais competitiva com produtos em conformidade com as normas técnicas.
  • Incentiva as equipes ao cumprimento de normas de qualidade e sustentabilidade
  • Permite medir de maneira eficaz a melhoria contínua do seu negócio
  • Incentiva a inovação em seus produtos e serviços
  • Se certifica que os processos estão sendo feitos de maneira eficaz
  • Reduz perdas
  • Contribui com o bem-estar dos colaboradores e da comunidade

Essas certificações têm validade anual, o que obriga as empresas a sempre cumprirem as normas para garantir a continuidade dos selos.

Clique aqui para conferir quais as certificações a OWA Sonex possui

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.