Compreenda os principais benefícios dos forros minerais.

A atuação de um arquiteto é fundamental para o sucesso de uma obra. Esse profissional tem como objetivo a criação de um projeto que atenda às necessidades do cliente, respeite a natureza e que seja economicamente viável e atraente.

O mercado da construção civil se mantém em constante atualização e, por isso, passa por inúmeras mudanças. Novos equipamentos, técnicas e normas surgem a todo momento.

Os critérios de qualidade e o desempenho das estruturas e dos equipamentos utilizados são assuntos amplamente discutidos pela comunidade nacional.

Nesse cenário, trabalhar com materiais de qualidade é essencial para obter resultados positivos, reduzir despesas e criar um design diferenciado para cada projeto. Normalmente, quem tenta escolher um produto apenas pelo preço mais baixo acaba com grandes problemas.

Falando em custo-benefício, o forro mineral é um bom exemplo de um material construtivo que ajuda no isolamento acústico dos ambientes, é sustentável e ainda se mostra como uma ótima opção de investimento em obras diversas.

Este post explica o que ele é, quais são as suas vantagens e como escolher o tipo de forro ideal para o seu projeto. Confira!

O que é o forro mineral?

O forro mineral é uma excelente opção para trazer conforto térmico e acústico em uma construção. Existem vários forros modulares, mas esse vem ganhando cada vez mais adeptos e espaço nos projetos.

Ele é fabricado a partir de matérias-primas naturais, como fibras minerais a base de calcário, perlita, argila. Por causa disso, ele é mais compacto, garante melhor isolamento e conforto acústico além de ser resistente ao fogo. Comercializado em placas modulares, facilita o planejamento e a execução de uma obra.

O forro mineral é muito utilizado em ambientes corporativos, edifícios comerciais e hospitais, mas devido às diferentes opções de cores e acabamentos tem sido utilizado cada vez mais em restaurantes, hotéis, casas de shows, cinemas, entre outros.

Quais são os seus benefícios?

O forro mineral traz amplos benefícios a um projeto. Conheça alguns deles adiante.

Custo-benefício

Todo arquiteto quer criar um projeto que não extrapole o orçamento estipulado e que seja bonito e eficiente, não é mesmo? Pois então, o forro mineral permite que você esconda as instalações elétricas e de ar-condicionado do ambiente. Por ser prático e simples de ser instalado, é possível também evitar problemas no canteiro e agilizar o andamento das atividades.

Consequentemente, o custo-benefício do forro mineral é um bom atrativo e mostra que ele é uma opção ideal em seus projetos desde que as normas de instalação sejam seguidas, que os perfis metálicos de sustentação sejam compatíveis com o peso do forro, além da proteção à corrosão adequada.

Isolamento térmico e acústico

O conforto e o bem-estar dos usuários de uma residência depende do isolamento térmico e acústico das soluções adotadas. O material em questão tem bom índice de absorção de voz (SRA), atenuação sonora e coeficiente de redução de ruídos (NRC), podendo variar de acordo com o modelo escolhido.

Por isso, analise todos esses fatores antes de colocar qualquer decisão em prática.

Sustentabilidade

A preservação do meio ambiente se tornou um critério determinante para o sucesso de qualquer empresa. Quem não acompanha essa tendência perde boas oportunidades, e você deve evitar isso a todo custo.

A construção civil é um dos setores da economia brasileira que mais gera resíduos e entulhos. Infelizmente, alguns profissionais não dão a devida atenção para esse assunto e não promovem o uso de materiais e técnicas ecologicamente corretas.

O forro mineral tem bom índice de reflexão, portanto melhora a distribuição de luz natural durante o dia e a luz artificial durante a noite. Como consequência disso, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e tornar o ambiente de trabalho mais aconchegante e eficiente.

Por conter fibras biossolúveis, ele é um material que pode ser descartado em aterros comuns sem gerar poluição. Saiba também que ele é produzido com matérias-primas naturais, não emite compostos orgânico voláteis (VOC´s), resultando na obtenção da certificação do selo Blue Angel, além de créditos LEED pela qualidade do ar do ambiente interno.

A certificação LEED também é muito famosa no mercado. O forro mineral ajuda em sua pontuação e pode auxiliá-lo a conquistar cada vez mais clientes. Além disso, ele pode ser 100% reciclado e utilizado na produção de tijolos, cimentos e outros insumos construtivos.

Como utilizar um forro mineral com qualidade?

Esse produto é muito utilizado como acabamento final em locais com diversas instalações que precisam manutenções com grande frequência. Como ele é modulado, é fácil de se remover placas e acessar qualquer instalação no entre-forro, bem como é possível trocá-las quando acontecer qualquer tipo de problema.

Desse modo, o setor comercial pode se beneficiar com o uso do forro mineral. Seus principais exemplos são:

  • restaurantes;
  • escritórios;
  • escolas e universidades;
  • igrejas;
  • cinemas;
  • hospitais;
  • auditórios.

Os edifícios hospitalares exigem um forro mineral especial. Como há uma maior necessidade de humanizar o ambiente e reduzir ruídos e barulhos, o material escolhido precisa ter características específicas em sua superfície, como a proteção biocida que contribui com a purificação do ar de ambientes hospitalares, além da absorção sonora.

É perceptível que o forro mineral é uma ótima escolha para um arquiteto que deseja criar projetos eficientes, modernos e sustentáveis.

Porém, é preciso escolher o modelo adequado antes de tomar qualquer tipo de atitude. As condições e as atividades a serem realizadas no ambiente projeto devem ser analisadas com muito cuidado e atenção.

A aparência também pode ser crucial para definir o modelo escolhido. Como existem várias texturas e cores, os desejos dos clientes podem ajudá-lo nessas horas.

De qualquer forma, o forro mineral escolhido deve atender aos requisitos de segurança estipulados pela norma NBR 16626 — Classificação de reação ao fogo de produtos de construção –  que determina comportamento de forros e revestimentos quando em contato com fogo. Assim, é possível evitar acidentes e preservar a vida das pessoas, contribuindo com a segurança da edificação.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Descobriu como escolher o melhor forro mineral para o seu projeto? Agora, assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos diretamente em seu email!

Comments (3)

  1. Adorei a publicação.
    Sou estudante de arquitetura e estava pesquisando sobre forros acústicos para ambientes hospitalares.

    1. Ficamos felizes em ter ajudado!:)

  2. It’s awesome to visit this site and reading the views of all mates regarding this
    article, while I am also eager of getting familiarity.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This