Do design à acústica: Confira as principais tendências da Expo Revestir 2020

5 minutos para ler

Veja como usar essas tendências em projetos que valorizam principalmente a sustentabilidade.

A 18º edição da Expo Revestir trouxe tendências que já vinham sendo usadas a algum tempo e algumas inovações para valorizar ainda mais o design dos projetos. E essas novidades podem ser adotadas sem esquecer do conforto acústico, veja como:

Natureza como protagonista

A natureza ganhou espaço nos stands da Expo Revestir 2020, foi a vez de evidenciar os aspectos naturais, não só nas áreas externas, mas também dentro de escritórios e até em lugares mais reservados, como nos banheiros. As texturas, cores, formatos, foram propositalmente mais adequados ao que remete a natureza. Seja nos tons de madeira, no verde das plantas, nos acabamentos ásperos, tudo foi colocado para lembrar, mesmo que involuntariamente, que o natural é tendência.

No stand da OWA Sonex, nuvens de Sonex illttec caminharam junto com essa tendência em tons verdes e em formato de folhas, a solução acústica formava a copa de uma árvore fictícia. A ideia é transformar os ambientes e usar a criatividade para que esses espaços se tornem mais confortáveis para todo mundo, e com a influência da natureza, fica mais fácil tornar isso possível. Para potencializar o conforto acústico já propiciado pelos forros minerais Brillianto A, também com tons remetendo a natureza, as nuvens Sonex illtec tem NRC que pode chegar a 0,95, permitindo que o ambiente fique ainda mais agradável acusticamente.

As nuvens Sonex illtec podem ser feitas em dimensões especiais, o que facilita na reprodução de plantas, flores, ou qualquer outro elemento da natureza. Também é possível brincar com as cores para chegar mais próximo da realidade, já que esse material está disponível em diversos tons.

Para compor o teto da escola, foram usados forros minerais OWA em tons verdes e naturais para dar continuidade a floresta fictícia criada com nuvens Sonex illtec e madeira Nexacustic.

Fotos: Estande OWA Sonex na Expo Revestir 2020

Outra tendência inspirada pela natureza e que foi muito usada na Expo Revestir é o design biofílico. Esse método cria ambientes naturais que melhoram nossa saúde e bem-estar, e a principal ferramenta é a natureza. Um pouco diferente das reproduções que vimos acima, nesse caso as plantas reais ganham espaço e são aplicadas no teto, no chão, e até mesmo incorporadas a diferentes tipos de acabamentos. As ferramentas utilizadas não pensam apenas no verde, mas também em uma iluminação mais suave, música ambiente e texturas variadas, todos esses itens ajudam a promover uma conexão com a natureza.

Durante a Expo Revestir, os estandes abusaram da presença de plantas reais dispostas das mais distintas formas para mostrar que não existe limites para criação de ambientes em que a natureza real é protagonista.

Fotos: Divulgação Expo Revestir

Os muitos tons de cinza

O natural não foi só usado e abusado com plantas, os acabamentos com aspecto de “inacabados” ou “desleixados” para alguns, ganharam a cena para mostrar que quando bem aplicados podem ser um grande trunfo. Nesse conceito, o cinza predomina com seus diversos tons que podem se adequar a diferentes tipos de projetos arquitetônicos, seja ele residencial ou comercial, o mercado vem apresentando diversas formas de inserir os tons mais crus aos ambientes.

Fotos: Divulgação Expo Revestir 2020

O RAW – produto que faz parte das linhas de forros minerais OWA – foi o lançamento da marca nessa edição da Expo Revestir. O acabamento desse modelo de forro é bem parecido com acabamentos em concreto com uma aparência bem rústica, e é ideal para projetos que buscam essa aparência e que também valorizam o conforto acústico. Os forros minerais RAW tem NRC até 0,90, proporcionando absorção acústica elevada para ambientes de diversos segmentos. 

Forro mineral RAW Structure e nuvens Sonex illtec 3D Shell

Foto: Estande OWA Sonex na Expo Revestir

Sustentabilidade sempre em alta

Mais do que parecer sustentável, a Expo Revestir 2020 salientou a importância de ter certeza do uso de produtos 100% sustentáveis durante toda a sua cadeia produtiva. Muitas marcas lançaram linhas de produtos que usam de material reciclável, ou que são feitas de madeiras oriundas de florestas renováveis.

Cada vez mais o setor vem se preocupando e exigindo por soluções sustentáveis, e claro, que a OWA Sonex mostrou linhas de produtos que caminham com essa consciência ambiental.

No stand da marca, foram expostos produtos da linha Nexacustic – linha de forros e revestimentos em madeira – que usa materiais de acordo com as melhores práticas de gestão socioambiental.


De todas as tendências da Expo Revestir 2020, podemos dizer que o grande destaque foi o natural, desde o uso das plantas até as cores e formatos, tudo foi pensado para evidenciar a natureza.

Você também pode gostar

Um comentário em “Do design à acústica: Confira as principais tendências da Expo Revestir 2020

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.