Forro modular: conheça as propriedades acústicas que esse produto oferece.

É possível encontrar vários materiais construtivos no mercado hoje em dia. Cada um deles tem características e aplicações especiais, que devem ser respeitadas pelo arquiteto. Além disso, é muito importante adotar novas soluções em seus projetos acústicos, a fim de atrair mais clientes e ganhar mais notoriedade.

As decisões que você toma não influenciam apenas o futuro da sua empresa. Na verdade, as suas estratégias são fundamentais para o conforto e a comodidade dos usuários de suas obras. Dessa forma, é preciso adotar aquilo que há de mais moderno e eficiente para a arquitetura.

O forro modular é um bom exemplo de solução que conquista muitos adeptos. Quando aplicado corretamente, ele oferece praticidade, limpeza e tem um ótimo custo-benefício. Entretanto, certos profissionais têm dúvidas e deixam de utilizá-los em suas obras — seja pelo preconceito, seja pela ausência de conhecimento.

Como consequência disso, muitos perdem boas oportunidades para criar um ambiente versátil e moderno. Com a leitura deste post, você aprenderá um pouco mais sobre o assunto, conhecendo as características e benefícios do material e onde ele deve ser utilizado.

Confira!

O que é o forro modular?

Esse termo representa todo forro vendido em placas, apoiado em grids de perfis metálicos em “T” invertidos. O forro modular é removível e pode ser facilmente aplicado ou substituído caso seja necessário. A sua principal função é ocultar as instalações elétricas, hidráulicas, de ar-condicionado central e sonorização — ou seja, tudo que fica abaixo da laje.

Existem vários tipos disponíveis no mercado. O forro mineral se destaca porque é um material fibroso, compacto e resistente e com um pequeno índice de quebra. A sua principal cor é o branco, mas você pode encontrar outras opções.

O seu preço está relacionado ao acabamento utilizado. O forro pode ser microperfurado com uma pintura texturizada ou revestido com um véu acústico. Essas questões dão impressão de material liso, como se não existisse perfuração. O forro mineral é indicado para bancos, academias, escolas, hospitais e escritórios por sua praticidade.

O forro de madeira é outro material que cria um ambiente mais natural e aconchegante. Consequentemente, muitos arquitetos utilizam essa opção em locais requintados — como teatros, auditórios, restaurantes de alto padrão, igrejas e salas de conferência.

Uma versão sustentável de madeira é o forro de MDF com acabamento amadeirado. Proveniente de florestas renováveis, o MDF reduz drasticamente o desmatamento, protege o meio ambiente, é durável e resistente ao fogo.

Quais são os seus benefícios?

Instalação facilitada

Uma obra requer muito cuidado e atenção. Nela acontecem várias atividades ao mesmo tempo — como a pintura de paredes, a instalação de ar-condicionado e sprinklers e a finalização de pisos, por exemplo.

Todas devem ser realizadas com segurança e eficiência seguindo um cronograma prévio— e não poderia ser diferente na hora de instalar o forro modular. Essa solução construtiva é prática e simples de ser executada, desde que as suas características sejam respeitadas.

As placas são pintadas e podem ser instaladas na fase final da obra, em conjunto com a finalização de luminárias e grelhas de ar-condicionado, proporcionando um serviço limpo e rápido. Basta posicioná-las no lugar correto.

Além disso, é necessário fazer uma grade no teto com os perfis metálicos. Lembre-se de que é importante planejar se os perfis devem ficar à mostra ou escondidos em seu projeto. Áreas que demandam muita manutenção nas instalações do entreforro devem utilizar o modelo de forro mais simples de remover, em que os perfis ficam expostos.

Já outras áreas mais nobres — como salas de reunião, auditórios — que não exigem muita manutenção, podem explorar os modelos de forro que ocultam os perfis, proporcionando um acabamento mais requintado ao espaço.

Antes de comprar ou instalar o forro mineral, fique atento para utilizar perfis “T” adequados para cada situação. Existem forros que pesam de 2,5 kg até 10 kg por metro quadrado. Aplicar um perfil menos resistente do que o necessário é uma atitude perigosa e coloca em risco os instaladores e os usuários.

Por isso, solicite os laudos de capacidade de carga dos perfis e sempre peça a orientação do fabricante ao instalar um forro mais pesado. Caso o local precise ser desativado no futuro, não se preocupe: a desmontagem também é simples.

Os forros minerais são produtos 100% recicláveis e biossolúveis, considerados Classe B pela resolução CONAMA de resíduos da construção. Assim, eles podem ser direcionados para um aterro comum ou para a reciclagem.

Conforto acústico

O conforto sonoro de um ambiente é um fator determinante para a experiência de seus usuários. Imagine uma sala de videoconferência que não utiliza os materiais corretos? A reflexão sonora ou a reverberação excessiva prejudica a compreensão dos assuntos abordados, principalmente para quem está do outro lado do vídeo.

Nessas horas, a clareza e inteligibilidade são essenciais para uma reunião eficiente e objetiva. Quem utiliza o forro mineral na obra não passa por essas situações, pois ele é um ótimo atenuante acústico — absorvendo e reduzindo os ruídos presentes na edificação.

Outra situação problemática está relacionada aos barulhos externos que atrapalham as pessoas que estão em outros cômodos. Divisórias, portas, janelas com elevado poder de isolamento têm impacto muito positivo ao proporcionar privacidade.

Segurança ao fogo

Os acidentes com fogo colocam em risco a estrutura de uma edificação e as pessoas que a utilizam. Dessa forma, os materiais adotados em uma obra devem atender às legislações vigentes para oferecer segurança.

Todos os componentes do forro mineral são praticamente incombustíveis — ou seja, não pegam fogo. Assim, ele é um dos produtos mais seguros para ambientes internos e com grande aglomeração de pessoas.

O modelo em MDF é produzido com uma resina antichama, que deixa a sua massa vermelha. Essa característica elimina a utilização de vernizes e a aplicação de qualquer outra proteção. Consequentemente, o material oferece a mesma segurança ao longo de sua vida útil.

Sustentabilidade

O pensamento ecologicamente correto é um dever de todos. A preservação da natureza é necessária em todas as decisões de sua vida. Como um arquiteto que busca um produto com design diferenciado, você precisa escolher soluções sustentáveis — e o forro mineral é uma delas.

Ele é reciclável e tem baixa emissão de voláteis, já que tem compostos naturais em sua formulação. Esse material ajuda no controle térmico do ambiente e reduz a necessidade de uso de ar-condicionado, equipamento que consome muita energia elétrica. Ademais, ele reflete a luz com eficiência, fazendo com que você aproveite melhor a luz natural.

Ao ler este conteúdo, você viu as principais características do forro mineral. Ele é uma ótima opção para quem deseja adotar um produto sustentável e com bom custo-benefício.

Em todas as situações, trabalhe com um fornecedor de qualidade e que disponibiliza mercadorias e tecnologias dentro das normas de segurança vigentes em nosso país e no mundo. Portanto, comece a utilizá-los em suas obras agora e veja como é possível criar um ambiente bonito e eficiente.

Quer aprender ainda mais sobre as principais técnicas da construção civil? É só assinar a nossa newsletter e ficar de olho em nossos lançamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This