Fun Design: como adequar a diversão no seu projeto arquitetônico

Case e-Basf – Projeto do escritório França Félix Foto: Mauro Cicarelli
3 minutos para ler

Quem não quer trabalhar ou morar em um lugar divertido e com ‘alto astral’? Essa é a proposta do Fun Design, estilo que vem ganhando espaço principalmente em projetos corporativos e residenciais. A brincadeira com cores fortes, formas poucos convencionais e a influência da cultura pop art são algumas características desse estilo que tem bastante relação com o público jovem.

Se sentir bem é uma das principais características do Fun Design que explora a alegria na forma de projetar e decorar os ambientes, por isso que projetos mais tradicionais também vêm adotando o estilo para transformar ambientes – mesmo que pequenos – em lugares mais divertidos e aconchegantes. Mas os grandes responsáveis por disseminar esse estilo são os coworkings e startups com suas novas formas de ocupar espaços corporativos, onde os padrões são esquecidos e a criatividade ganha mais espaço.

Com muitos elementos divertidos, a Casa E é uma edificação ecoeficiente que funciona como um catálogo vivo de soluções construtivas inovadoras da Basf e de seus parceiros. Projetada pelo escritório Athié Wohnrath em 2013, a casa foi remodelada em 2017 pelos arquitetos do escritório França Félix.

Case e-Basf – Projeto do escritório França Félix
Foto: Mauro Cicarelli

As obras de dois artistas – Tomie Ohtake e Piet Mondrian – serviram como referência para a concepção dos ambientes. Para assegurar o devido conforto acústico aos locais mais críticos da casa, foram instaladas placas acústicas coloridas e em formatos hexagonais (Sonex Illtec), acompanhando a paleta de cores e as formas adotadas no mobiliário. Já na sala de reuniões, nuvens acústicas Sonex illtec 3D em vermelho agregam um elemento escultural, ao mesmo tempo que proporcionam altos índices de absorção sonora.

SESC Paulista
(Foto: Pedro Vannucchi)

O projeto do Sesc Paulista – diferente de outras unidades – tinha como principal foco a arte, a tecnologia e os cuidados com o corpo. A influência Fun Design foi usada no espaço destinado para oficinas culturais que recebeu nuvens Sonex illtec quadradas de diferentes tamanhos e cores. Com a solução escolhida foi possível garantir a descontração do ambiente e o conforto acústico necessário a espaços com grande circulação de pessoas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Fun Design e como soluções acústicas podem colaborar no design? Então baixe nosso ebook gratuito sobre Como aliar conforto acústico aos mais diversos estilos de interiores.


Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.