Qual a importância do conforto acústico em lojas? Entenda

a importância do conforto acústico em lojas
6 minutos para ler

O conforto ambiental de um espaço pode impactar de forma positiva na satisfação do consumidor e a acústica é parte fundamental neste aspecto.

Texto: Gisele Cichinelli

Imagens: Felipe Paim

Sonofletores, equipamentos de áudio e condensadoras de ar-condicionado, além do ruído de conversas e de música alta, são os principais vilões na acústica de qualquer loja. Controlar essas fontes emissoras e reduzir a reverberação excessiva dentro desses ambientes é uma estratégia indispensável para dinamizar qualquer negócio. Em ambientes acusticamente tratados, os clientes se sentem muito mais acolhidos e confortáveis, o que aumenta as chances de permanência no local e, consequentemente, a possibilidade de fechar vendas

“A acústica impacta diretamente na satisfação dos clientes.  As pessoas se sentem mais tranquilas, ainda que não entendam que isso é fruto de soluções acústicas”, observa Débora Barreto, CEO da Audium.

Como qualquer exposição sonora impacta diretamente no comportamento das pessoas, o tratamento acústico em lojas e pontos comerciais nunca deve ser visto como um gasto, mas sim como um investimento. “A acústica planejada cria um ambiente sonoro mais salubre, não apenas ao cliente, mas também ao funcionário durante a sua jornada de trabalho”, completa Felipe Paim, arquiteto e líder de projetos da Audium.

Como reduzir os ruídos dentro das lojas? 

Para minimizar o impacto sonoro nesses espaços, é fundamental calcular a quantidade necessária de materiais absorventes na área de acesso dos clientes e também avaliar a solução ideal de isolamento acústico. “A solução dependerá de cada tipo de equipamento e pode envolver paredes e esquadrias isolantes ou barreiras e atenuadores de ruído”, lembra Débora. 

Para isolar o som das casas de máquinas podem ser usadas soluções como elastômeros compressíveis para controle da vibração, de acordo com as características técnicas de cada equipamento, além de esquadrias e paredes com materiais de isolamento acústico para conter a transmissão sonora. “Já para o controle da reverberação na área da loja, é possível especificar forros removíveis ou monolíticos com elevado coeficiente de absorção sonora ou mesmo soluções mais contemporâneas como baffles ou nuvens acústicas”, explica Paim. 

O que levar em conta no projeto acústico de uma loja? 

A compatibilização com outras disciplinas como iluminação, ar-condicionado, proteção contra incêndio, elétrica e sonorização é um dos pontos críticos do projeto acústico para esses espaços. Quase todas as lojas se utilizam da área do forro para comportar as suas instalações, portanto é necessário um diálogo estreito com todos os projetistas envolvidos.

Outro ponto importante é associar as soluções acústicas com as demandas estéticas e os outros elementos de instalações. O uso de elementos suspensos como baffles, nuvens, cilindros ou cubos tende a se adaptar bem a ambientes dessa natureza.

Antes de definir as soluções, no entanto, é importante se atentar a alguns aspectos específicos de cada projeto. O tamanho da loja, por exemplo, é uma variável importantíssima, uma vez que todo o cálculo de acústica leva em consideração o volume geométrico do espaço para definir a quantidade ideal de materiais absorventes ao som. 

O tipo da loja também vai ditar o nível de conforto sonoro exigido no local e suas demandas acústicas. “Uma loja âncora de vestuários, por exemplo, costuma ser ampla, mas a grande quantidade de roupas expostas auxilia no controle da reverberação. Já uma joalheria de menor volume, vai demandar muito mais superfícies absorventes para proporcionar conforto aos clientes mais exigentes”, explica Paim. 

Soluções casadas para a luz e o som 

Uma das principais tendências em projetos acústicos de lojas são os materiais acústicos que conciliam absorção sonora e iluminação artificial. Nos forros minerais, por exemplo, é possível embutir LED nos perfis de modulação. Painéis absorventes em madeira ranhurada e perfurada podem mesclar com os acabamentos em marcenaria da loja. “Toda a estante de exposição pode virar material acústico para tratar a reverberação e as nuvens e os baffles suspensos promovem soluções criativas, alegres e inusitadas”, completa Paim.

Sempre que possível, o ideal é que as soluções de acústica sejam previstas ainda na fase de projeto. Desta forma, o consultor especialista poderá apoiar o projetista do espaço a especificar soluções que conciliem técnica com estética. No entanto, ainda é muito comum o consultor de acústica só ser convocado durante ou após a fase da obra, quando algum problema é detectado. Nestes casos, o cliente e o projetista precisam estar dispostos a realizar as intervenções indicadas na consultoria acústica para que haja a adequação do espaço. 

Acústica perfeita 

Para conseguir a certificação ambiental AQUA-HQE, uma das exigências do projeto do shopping RioMar, em Recife (PE), era garantir a máxima qualidade acústica do espaço de circulação dos clientes. Dentre as diversas soluções para esse fim, nas circulações do shopping, onde o forro era rebaixado, foram usados baffles semicirculares da OWA Sonex com 10 cm de espessura, feitos sob medida para este projeto.  

“O histórico deste elemento é até interessante. Inicialmente estes semicírculos seriam meramente decorativos para compor o projeto de iluminação. Como eles se repetiam muito nos corredores, sugerimos transformar em ilhas absorventes ao som e os baffles em illtec foram adotados”, conta Felipe Paim, autor do projeto.  

No topo do cone central da praça de alimentação principal foi utilizado o Nexacustic 16 da OWA Sonex. O Nexacustic 16 também foi utilizado como forro, de forma sinuosa, no vão de acesso principal do shopping, para já reduzir a reverberação para os clientes logo na chegada, além da presença marcante das nuvens Sonex illtec retangulares que deram um tom moderno ao espaço.

Colaboração técnica

Débora Barretto – CEO da Audium

Felipe Barreiros Paim – Arquiteto e líder de projetos da Audium

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.