Saiba como reduzir os ruídos em projetos de agências bancárias

Siccob - Nuvens Sonex illtec
6 minutos para ler

Aumentar a produtividade, facilitar a comunicação entre as pessoas e garantir a privacidade são pontos fundamentais em projetos acústicos de bancos. Conheça algumas soluções.

Texto: Gisele Cichinelli

Conversas paralelas entre clientes e funcionários, toques de telefone, barulho de teclados e de aparelhos de ar-condicionado são alguns dos sons propagados por reverberação sonora dentro das agências bancárias. Somados aos barulhos provenientes das ruas, esses ruídos internos podem provocar grande desconforto mental, e até mesmo físico, aos funcionários e usuários desses espaços. Se a origem do ruído for por transmissão sonora entre as salas da diretoria e de reuniões, o prejuízo é ainda maior – já que a privacidade das negociações ficará bastante comprometida.

Pela peculiaridade do negócio, projetos de agências bancárias precisam dar atenção especial à questão acústica. “Esses locais passaram a necessitar de um projeto ainda mais cuidadoso, já que é bastante comum a criação de espaços despojados que abrigam cafés, lounges e áreas de coworking. Os negócios são tratados em espaços abertos por pessoas que, muitas vezes, estão posicionadas lado a lado, por isso, todas as soluções devem ser pensadas para preservar a segurança e o sigilo das informações”, explica Mila Caramelo, arquiteta da MM8 Arquitetura de Interiores. 

Cuidados do projeto de acústica

De modo geral, os sons produzidos por reverberação se propagam porque paredes, pisos e tetos possuem pouca absorção sonora. Já os ruídos produzidos por transmissão podem acontecer pelo uso de portas e divisórias com índices baixos de redução sonora.

Assim, para garantir a qualidade acústica em agências bancárias, é imprescindível que as soluções acústicas estejam em plena sinergia com os conceitos do projeto de arquitetura de interiores desde o início. “Contar com um bom projeto de acústica na etapa inicial do projeto ajuda a prevenir problemas futuros. E nem sempre as correções são simples. Muitas vezes podem exigir a remoção dos acabamentos originais”, ressalta o consultor em acústica, Alberto Paim da Costa.

Estratégias para evitar a interferência de ruídos

A escolha dos materiais deve ser bastante criteriosa. Em geral, o projeto acústico de agências bancárias precisa se atentar para três principais fontes de barulho: a reverberação sonora, a transmissão sonora entre salas e o ruído de equipamentos de ar-condicionado. Um conjunto de soluções pode ser usado para cada uma delas. Confira:

1 – Controle de reverberação sonora: para essa finalidade, é possível aplicar materiais altamente absorvedores, tais como os forros em placas de material com NRC (coeficiente de redução de ruído) maior ou igual a 0,85. Para controlar a reverberação, também é importante que a curva de absorção sonora entre 250 Hz e 4000 Hz apresente uma configuração mais plana, evitando que haja pouca absorção em baixas frequências e muita absorção em altas frequências. Nos pisos, o ideal é usar um bom carpete com, no mínimo, 6 mm de espessura. As paredes também podem receber painéis com funções acústicas.

2 – Redução de transmissão sonora entre salas: o ideal é usar divisórias feitas com materiais mais pesados, como madeira ou gesso acartonado, ou ainda vidro duplo. O importante é que o sistema apresente um grau de isolação acústica de 40 dB a 45 dB do piso à laje de teto, incluindo o septo (complemento entre o forro e a laje de teto). Também podem ser usadas portas acústicas com Rw 45 dB, vedações perimétricas nos encontros das divisórias e atenuadores de ruído nas tubulações de ar-condicionado (caso essas tubulações furem os septos das salas).

3 – Redução de ruído de equipamentos de ar-condicionado em salas de máquinas: são indicados revestimentos internos com manta de absorção sonora, portas isolantes acústicas e atenuadores de ruído na tubulação de insuflamento e nos retornos do ar. 

Produtos indicados para agências bancárias

As nuvens hexagonais da Owa Sonex contribuíram para a boa performance 
acústica da agência Sicoob
As nuvens hexagonais da Owa Sonex contribuíram para a boa performance
acústica da agência Sicoob — Foto: Gabriela Daltro

As Nuvens Sonex illtec, assim como os Baffles, da Owa Sonex, são elementos suspensos de alta performance, que podem ser aplicados nos locais com maior concentração de ruído dentro das agências. “Esses elementos são versáteis. Podem ter diferentes formatos e cores, contribuindo para a identidade visual proposta pelo projeto de arquitetura de interiores”, lembra Nancy Devai, gerente de produto da OWA Sonex.

Para garantir a absorção sonora nos ambientes, podem ser usados forros minerais ou nuvens acústicas com NRC mínimo de 0,85 aplicados no teto com sistema específico; painéis acústicos de madeira perfurada ou de fibra de madeira mineralizadaaplicados nas paredes sobre perfis metálicos e lã mineral. Para promover o isolamento, indica-se o uso de divisórias isolantes, que podem ser painéis de madeira com recheio acústico; placas de gesso acartonado com recheio acústico ou ainda de vidros duplos, desde que seu índice de isolamento acústico atenda aos requisitos do projeto acústico.

No projeto da agência Sicoob (Sistema de Cooperativas de Créditos do Brasil) do Shopping Paralela, em Salvador (BA), as soluções e materiais adotados privilegiaram o tratamento acústico e o bom design. Assinado pela MM8 Arquitetura de Interiores, o projeto traz como um dos grandes destaques nuvens acústicas Sonex Illtec hexagonal. “As nuvens acústicas Sonex illtec hexagonais contribuíram para a boa performance acústica, além de estimular visualmente, criando a sensação de dinamismo e contemporaneidade”, conta a arquiteta Mila Caramelo.

Colaboração técnica:
Alberto Paim da Costa, consultor em acústica
Mila Caramelo, MM8 Arquitetura de Interiores
Nancy Devai, gerente de produto da OWA Sonex Brasil

Leia também:

Como minimizar ruídos em salões de festas? Veja dicas e soluções
3 materiais que garantem ótima absorção acústica a teatros e auditórios
Veja outros produtos da Owa Sonex

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-