Selo FSC: entenda a sua importância no mercado

A construção civil é um dos setores que mais geram resíduos em nosso país. Dessa forma, é fundamental que os profissionais que atuam nessa área adotem medidas sustentáveis e que racionalizam o consumo de materiais em suas obras.

Nessas horas, um arquiteto precisa acompanhar as tendências do mercado e prestar um serviço de qualidade. Já se foi o tempo em que a sustentabilidade era um diferencial para se destacar. Hoje em dia, ela é uma premissa para a disputa por um espaço no mercado. Por isso, de nada adianta ter um projeto eficiente se ele não condiz com as leis ambientais.

A madeira é muito utilizada por arquitetos e engenheiros em obras de diversos tipos e tamanhos, seja no escoramento de lajes e outros elementos de estrutura, seja na composição de forros como revestimento acústico para teto e paredes.

O consumo desse material deve respeitar os ecossistemas naturais, ofertando produtos oriundos de um processo produtivo manejado e que seja ecologicamente correto. Existem vários selos que certificam essas atividades, e um deles é o Selo FSC.

Mas você sabe o que ele é ou como ele pode melhorar o desempenho dos seus projetos? Este post vai explicar para você a importância desse assunto para o mercado e como é possível se beneficiar com a sua aplicação. Confira a seguir.

O que é o Selo FSC?

A sigla FSC representa o Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council). Ele é uma organização independente, sem fins lucrativos, não governamental, criada na década de 1990 para contribuir para a promoção do manejo das florestas ao redor do mundo. A preocupação com o desmatamento global foi uma das principais causas de sua criação.

Ele é um fórum pioneiro que tem representantes de mais de 83 países  e em todos os continentes que discutem as melhores técnicas para proteger o meio ambiente. Além disso, as suas resoluções buscam encontrar o equilíbrio entre as questões naturais e o crescimento economicamente viável, identificando técnicas que promovem a mudança benéfica e duradoura nas florestas e nas populações que nela habitam.

O Selo FSC é uma forma de demonstrar quais produtos e empresas respeitam esses critérios e ajudam no controle de produção florestal. Em outras palavras, ele oferece uma ligação confiável entre os consumidores e as mercadorias que se originam nas florestas, criando um ambiente sustentável e que protege os recursos naturais.

Como ele promove a sustentabilidade?

A madeira, por exemplo, é um material amplamente utilizado por arquitetos em seus projetos, não é mesmo? Sem a presença das certificações ambientais, como o selo FSC, seria impossível determinar qual produto respeita a natureza e promove a sustentabilidade.

Dessa forma, é fundamental que você trabalhe apenas com mercadorias que recebem o selo FSC, pois ele demonstra que as empresas parceiras estão alinhadas às questões mais importantes para a preservação da natureza.

Além do mais, ele faz com que empresas clandestinas não tenham espaço no mercado e não consigam concorrer. Portanto, busque informações no site oficial do Selo FSC antes de tomar qualquer atitude em suas soluções construtivas.

De que forma ele é obtido?

Percebe-se que o Selo FSC é muito importante para o consumo consciente de madeira. Agora, você vai descobrir como ele é alcançado. Veja, abaixo, quais determinações devem ser seguidas.

Socialmente justo

As atividades florestais devem respeitar todas as exigências legislativas, pagar os tributos e garantir os direitos trabalhistas de seus operadores. Não se esqueça também de que a segurança do trabalho é outro ponto que precisa ser respeitado.

Ecologicamente correto

Uso de práticas que imitam o ciclo natural da floresta e causam o menor impacto possível. Com isso, é possível garantir a renovação de seus elementos e a permanência da biodiversidade. Por exemplo, a indústria moveleira precisa das árvores para existir. Pois, então, as empresas que atuam nessa área devem utilizar técnicas que respeitem a floresta e mantenham a produção em um ritmo sustentável e que traga lucros.

Economicamente viável

As estratégias de manejo da floresta aumentam a sua produtividade e promovem a durabilidade dos investimentos. Desse modo, as atividades ilegais não apresentam os mesmos resultados econômicos e produtivos. Ademais, o Selo FSC agrega muito valor ao produto, já que comprova o uso de práticas sustentáveis.

Quais benefícios ele pode gerar para o seu negócio?

Essa certificação oferece várias vantagens aos empreendimentos. A credibilidade junto aos consumidores é a primeira reação que você pode sentir. Os clientes se sentem mais confiantes e respeitam a sua marca quando reconhecem que você trabalha apenas com produtos certificados.

O pensamento ecológico é responsabilidade de todos nós, portanto, cada pessoa deve fazer a sua parte para passá-lo adiante. Além disso, certos projetos só trabalham com esse produto. Como consequência disso, você consegue acessar novos mercados e aumentar a sua cartela de clientes.

A redução do desmatamento e a proteção das florestas parecem vantagens óbvias, mas elas são importantes para o clima mundial e o futuro das próximas gerações. O consumo racionalizado é uma tendência e você precisa acompanhá-la para não perder espaço no mercado.

Lembre-se também de que produtos que têm o Selo FSC ajudam na preservação dos habitats da fauna silvestre e também protegem os recursos hídricos, tão importantes para a geração de energia em nosso país.

Outra questão muito importante está relacionada ao respeito às leis e aos direitos dos trabalhadores. Mercadorias que recebem o Selo FSC são produzidas de acordo com as exigências internacionais para o bem-estar econômico e social dos colaboradores de uma empresa.

Existem, de fato, várias questões que um arquiteto precisa considerar antes de colocar em prática as suas soluções. Trabalhar com produtos que respeitam a natureza é fundamento inicial para o sucesso de qualquer profissional.

Quem não respeita essas práticas atrapalha o consumo sustentável e não consegue competir no mercado. Desse modo, fique atento para trabalhar apenas com mercadorias com o Selo FSC. É possível melhorar a qualidade dos seus projetos sem que a natureza seja colocada em risco.

Gostou do nosso conteúdo? Quer aprender ainda mais sobre as novidades do mercado? Basta seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This